DICAS PARA LIDAR COM ANSIEDADE EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL.
02/07/2020Ansiedade X Isolamento Social
A ansiedade é inerente ao ser um humano, e essencial para a sobrevivência. Porém merece maior atenção quando passa a interferir negativamente na rotina e na vida, causando prejuízos na saúde. Com a propagação do coronavirus (COVID 19) o isolamento social vem se mostrando necessário. E com ele surgem as angústias, dúvidas, incertezas, inseguranças e até o medo. Nossas emoções tem papel fundamental no controle da imunidade e na manutenção da ansiedade.
Diante disso, seguem algumas dicas:
- Evite o excesso de informações e de conversas sobre o assunto. Escolha um momento do dia para se manter informado. Checar informações sobre o assunto constantemente irá aumentar a sua ansiedade
- Saiba fazer bom uso das redes sociais. Verifique se as informações recebidas realmente são reais e confiáveis, antes de compartilhar.
- Leia livros e assista filmes – proporcionam uma viagem para um momento/lugar diferente do que você está vivendo, além do contato com o seu íntimo.
- Estabeleça uma rotina - organize horários para estudar, ler, praticar atividade física, relaxar, se alimentar, dormir e acordar.
- Tenha uma boa noite de sono – é muito importante que o sono seja reparador, que tenha qualidade.
- Crie conexões com seus amigos e família - Estar em contato com pessoas especiais diminui e estresse e aumenta a felicidade, mesmo que de forma virtual. Faça chamadas de vídeo. Aproveite os momentos ao lado das pessoas que moram com você, converse, ria, cuide.
- Movimente-se – proporciona bem estar, auxilia na qualidade do sono, combate o estresse, a ansiedade, a depressão dentre outros.
- Respire
Denise Gonçalves Ferreira, psicóloga, graduada pela Universidade de Franca em 2006. Desde então se dedica aos atendimentos clínicos, psicoterapia, voltada ao público em geral (crianças, adolescentes e adultos). Funcionária da Pastoral do Menor e da Família da Diocese de Franca desde 2007, atua na Semiliberdade de Franca, que funciona em gestão compartilhada com a Fundação Casa.