A Pastoral do Menor e Família da Diocese de Franca marcou presença na Abertura do evento e Mesa Redonda: “O direito à terra e o direito à vida” – UNES
03/12/2020Através do convite feito pelo Grupo de extensão – GAPAF (Grupo de Alfabetização Paulo Freire), UNESP Franca – SP, o Abrigo Provisório (serviço de acolhimento para adultos e famílias em situação de rua) participou do III Simpósio: Educação Popular, a construção e desenvolvimento de práticas educacionais.
O evento foi realizado nos dias 23, 24 e 25 de novembro e contou com a participação da coordenadora do Abrigo Provisório, Sra. Elisângela Imaculada Barbosa de Oliveira, na mesa de abertura do evento no dia 24/11, que levou uma bela apresentação do “Grupo de SAMBA do Abrigo” no encerramento da mesa.
Elisângela expôs sobre as atividades desenvolvidas no Abrigo Provisório através de um novo olhar para a vida, que somente acontece quando a técnica utilizada nos atendimentos está ligada à EDUCAÇÃO. Esta, a partir de vivências e práticas populares, com abertura à comunicação, o despertar do senso crítico, incentivando a participação dos usuários. Explanou também sobre a importância da integração dos universitários com o serviço de acolhimento e como os usuários/acolhidos interagem e se sentem valorizados pela aproximação que têm com os estudantes, que se mostram abertos aos mais vulneráveis.
O Abrigo tem como parceira a UNESP, através do Grupo de Alfabetização Paulo Freire, ligado ao projeto de extensão “Desenvolvimento de potencialidades com os usuários do serviço de acolhimento de Franca – SP, com vistas a sua reinserção social e exercício da cidadania”, neste ano de 2020.
Mesmo em meio a pandemia da Covid19, as atividades aconteceram via mídias sociais, podendo diversificar este momento complexo pelo qual todos estamos vivenciando.